10/07/2013

Romance Policial - Propostas de leitura - 4º trimestre de 2013

Opção 1



O talentoso Mr Ripley, Patricia Highsmith


Ripley torna-se amigo de Dickie Greenleaf e da namorada deste, mas numa discussão violenta acaba por matá-lo e assumir a sua identidade. E a partir deste momento, o perigo, o inesperado, o medo, mas também uma frieza e um calculismo extremos perante a morte, passam a fazer parte do quotidiano de Ripley, que, no entanto, é capaz de se comover e nos comover, ao assistir a um espectáculo de ópera.

 Opção 2


O assassinato de Roger Ackroyd, Agatha Christie

Roger Ackroyd sabia de mais. Sabia que a mulher que amava envenenara o primeiro marido, um homem extremamente violento, e suspeitava que ela era vítima de chantagem. Quando ela é encontrada morta, ele não se conforma com o relatório médico que aponta para suicídio por overdose. Ackroyd desconfia de algo bem mais sinistro e quer encontrar respostas para as inúmeras perguntas que pairam ameaçadoramente no ar. Mas alguém está disposto a impedi-lo. Nem que, para tal, tenha de o matar.

Opção 3


Um estudo em vermelho, de Arthur Conan Doyle
Um estudo em vermelho é a primeira história de Sherlock Holmes e o primeiro livro publicado por Sir Arthur Conan Doyle. É um romance publicado originalmente pela revista Beeton’s Christmas Annual, em Novembro de 1887. A primeira edição, em formato livro, só seria lançada em Julho de 1888. Parte-se à descoberta de um enigma terrível para a polícia, que pede auxílio a Holmes: um homem é encontrado morto, com apenas manchas de sangue. Não há vestígios de ferimentos e no seu rosto está estampada uma expressão de pavor. Dr. Watson, o amigo fiel e atento narra a história e participa no desvendar da identidade do assassino. Com Um estudo em vermelho Sherlock Holmes consagra-se como o mais apaixonante e popular detective da história da literatura.

Opção 4



Os crimes da Rua Morgue e o Mistério de Marie Roget, Edgar Allan Poe

Os Crimes da Rua Morgue é considerado por muitos como a primeira obra policial de sempre.
Mãe e filha são encontradas mortas num edifício situado na rua Morgue, uma artéria ficcional parisiense. As vítimas foram brutalmente assassinadas e a sala onde foram descobertos os cadáveres encontra-se trancada por dentro. Para adensar o mistério, os vizinhos alegam ter ouvido o assassino a falar numa língua estranha que ninguém consegue identificar. Quando um homem é acusado do crime, C. Auguste Dupin, um indivíduo solitário e de aguçada inteligência, oferece-se para ajudar a polícia de Paris a resolver este caso aparentemente sem solução e impedir que um homem inocente seja preso por um crime que Dupin acredita que ele não cometeu. Um pêlo encontrado junto dos corpos leva-o a crer que o assassino poderá não ser humano…

Uma jovem, Mary Cecilia Rogers, é assassinada nos arredores de Nova Iorque. Apesar dessa morte ter despertado um intenso e persistente interesse, o seu mistério ainda não fora resolvido quando Edgar Allan Poe escreve esta novela em Outubro de 1842.
Deslocando o cenário do crime, Edgar Allan Poe procura descobrir o que se passou naquele dia em Nova Iorque, recorrendo apenas aos jornais que pode obter.
Muito depois de O Mistério de Maria Roget ser escrito, as confissões de dois dos personagens envolvidos no crime de Cecília Rogers confirmariam a conclusão geral a que Poe chegara e até os seus principais detalhes hipotéticos.
 Opção 5


  
Os mares do sul, Manuel Vázquez Montalbán



Vázquez Montalbán hipnotiza-nos com a sua habilidade de grande narrador de histórias, com as suas máximas e as suas personagens. Vencedor do prémio Raymond Chandler e do Prémio Planeta em 1979, Os mares do sul traz-nos Pepe Carvalho, detective, gourmet e apreciador de vinhos, filósofo, antigo membro do Partido Comunista e da CIA. O cenário é Barcelona na era pós-Franco. Neste romance de mistério, Moltalbán consegue elevar o nível do género policial e criar talvez um género próprio.

1 comentário:

manuela catarino disse...

Pois!!!!!!
Esta não é uma área em que eu me "estenda" muito...
Li até agora...dois ou três policiais!!!!

Olhando as sinopses ...todas são interessantes, mas deixo a escolha para os apreciadores do género!!!!

Bons "mergulhos" literários!!!!!
MC