No quarto trimestre de 2012 sugerimos para leitura livros de ficção científica.
Antes de ir de férias, vote!
Na barra lateral tem duas sugestões para cada um dos meses de outubro, novembro e dezembro. Eleja uma obra para cada mês.
Ficam aqui as sinopses dos livros propostos e as datas (provisórias) para a realização das sessões.
11 de outubro de 2012
Opção 1
Luís Richeimer de Sequeira - Quatro andamentos. 234 p.
Quatro andamentos constitui-se com quatro contos (ou novelas) que mutuamente se contagiam, de maneira mais ou menos saliente, para que o livro, afinal, possa ser lido quase numa assentada, seguindo tempos diversos e controlados. Com isso, o autor de Quatro andamentos alcança uma obra que ombreia nitidamente a ficção científica da língua portuguesa.
Quatro andamentos ganhou, com a unanimidade do júri, o Prémio caminho de Ficção Científica 1999.
Opção 2
Arkadi e Boris Strugatski - O miúdo. 189 p.
O miúdo surpreenderá os admiradores da obra dos Strugatski. Reminiscências de Lewis Carroll, por exemplo, permeiam este romance, em que num planeta longínquo, árido e desértico, se descobre uma presença humana: a de um garoto. Bravio e esquivo. E a presença difusa de algo como o gato de Cheshire...
***
15 de novembro de 2012
Opção 1
Ursula K. Le Guin - Floresta é o nome do mundo. 132 p.
Nesta soberba e premiada obra, a escritora de ficção científica mais apreciada da atualidade conta-nos a história do dócil povo de um mundo pacífico, e de como esse povo é invadido pelos sanguinários Umenos.
E de como resiste, lutando.
E de como vence.
Opção 2
Stanislaw Lem - Solaris. 184 p.
Kris Kelvin investigador galático encontra Solaris um planeta governado por um oceano inteligente...
Exploradores tentam entrar em contato com essa inteligência "não humana". O oceano envia a cada explorador um "visitante", réplica de uma pessoa que ele conheceu no passado...
***
13 de dezembro de 2012
Opção 1
Arthur C. Clarke - 2001: odisseia no espaço. 207 p.
A Discovery movimenta-se no espaço a cento e cinquenta mil quilómetros por hora. É o primeiro ano do século XXI. A bordo da nave espacial encontram-se dois navegadores e três astronautas deitados em câmaras de congelação. E HAL.
HAL é um computador muito conversador que vigia incessantemente o rumo da nave e o dia-a-dia de bordo. A missão da Discovery deve-se à descoberta de um estranho monólito encontrado na cratera Clavius, na Lua.
Trata-se de um cartão de visita deliberadamente enterrado há milhões de anos, por uma inteligência extraterrestre.
É preciso encontrá-la. Seja onde for. Seja quem for.
Opção 2
Isaac Asimov - Os crimes dos viúvos negros. 272 p.
Num estranho clube privado em Nova Iorque, os membros reúnem-se periodicamente com um objectivo claro: dentro de uma sala sem mais contacto com o exterior ouvem uma história, lêem uma notícia ou interrogam um convidado. Quer a história, a notícia ou o convidado trazem um enigma, um crime, um mistério. Ali, naquela sala, os membros do clube, sem mais dados, tentam resolver os problemas. Por vezes de forma possível, outras de modo extravagante e divertido.
BOAS FÉRIAS... com livros!
Sem comentários:
Enviar um comentário