Arthur C. Clarke (1917-2008), foi um escritor britânico, autor de obras de divulgação e ficção científica.
Fascinado pela astronomia desde pequeno, chegou a desenhar um mapa da lua utilizando um telescópio caseiro.
Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu na Força Aérea Real Britânica como especialista em radares, envolvendo-se no desenvolvimento de um sistema de defesa por radar. Posteriormente, estudou Física e Matemática no Kings College de Londres.
A sua contribuição de maior importância terá sido, talvez, o conceito de satélite geoestacionário como futura ferramenta para as telecomunicações. Esta ideia foi proposta num artigo científico intitulado "Can Rocket Stations Give Worldwide Radio Coverage?", publicado na revista Wireless World em Outubro de 1945. A órbita geoestacionária também é conhecida, desde então, como órbita Clarke.
Dois dos seus romances foram adaptados ao cinema: 2001: Odisseia no Espaço, realizado por Stanley Kubrick (1968) e 2010: O Ano do Contacto, realizado por Peter Hyams
(1984), sendo o primeiro considerado um ícone importante da ficção
científica mundial, aclamado por muitos como um dos melhores filmes já
feitos em todos os tempos.
Em reconhecimento a Clarke, o asteróide 4923 foi batizado com o seu nome, assim como uma espécie de dinossauro Ceratopsiano, o Serendipaceratops arthurclarkei, descoberto em Inverloch, Austrália.
Arthur C. Clarke. In Wikipedia [em linha]. [Consult. 2012-12-12]. Disponível na www: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arthur_C._Clarke>
Sem comentários:
Enviar um comentário