23/11/2009

A nossa convidada



 
Na última sessão de Quintas com Livros, tivemos como convidada Isabel Morgado, professora com imenso gosto pela leitura e pela escrita.

 
Partilhamos aqui um texto que Isabel Morgado escreveu acerca dos livros que mais a marcaram na sua vida:

 
"Este foi o primeiro livro que não consegui terminar. No entanto, é o meu livro de eleição. Pode parecer um paradoxo, mas é verdade. A primeira vez que li Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Márquez, vi-me confrontada com ataques de pânico e escondi-o na estante mais próxima. Muito mais tarde (uns bons anos mais tarde), li-o de uma assentada e ficou gravado em mim. Tão gravado como o autocolante que trazia na capa e que dizia “Inesquecível” - isto foi há vinte e cinco anos. E nunca nada, para mim, foi tão verdade.
Este romance parece tão fácil que, se tentasse contar a sua história, diriam “Só isso?” Mas é mais. Muito mais…é realismo mágico e magia do realismo. Imaginem que no princípio existia o nada. O mundo era tão recente que as coisas precisavam de nome. Depois chegaram os Buendía e, com eles, Macondo. Pois o livro é isso: de forma mágica, conta-se, em ritmo de crónica natural, a história do acontecer das coisas em Macondo. E conta-se em ritmo binário, polvilhado de um pó que vem do fundo dos tempos…
Depois (ou antes, porque o li mais cedo) apaixonei-me por O Lobo das Estepes (Herman Hesse), por essa solidão dos que pensam com profundidade, que procuram sentidos com paixão, com desespero… E perdi-me entre o sentido do ser e a origem da personalidade."

Algumas sugestões de leituras... por Isabel Morgado:
  • Lua-de-mel, Banana Yashimoto. Cavalo de Ferro
  • História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, Luis Sepúlveda. Edições Asa
  • Firmin, Sam Savage. Planeta
  • A feiticeira de Florença, Salman Rushdie. Publicações Dom Quixote
  • O leitor, Bernhard Schlink. Edições Asa
  • O rapaz do pijama às riscas, John Boyne. Edições Asa
  • A sombra do vento, Carlos Ruiz Zafón. Publicações Dom Quixote

1 comentário:

Avelaneira Florida disse...

E que leituras!!!!!
Mas nós sabemos que o "bichinho" de ler ...tomou conta da Isabel desde sempre!!!!
E ainda bem!!!!
Porque, assim, podemos partilhá-lo...com sugestões e discussões!!!!
E sabem sempre tão bem!!!!

MC