02/01/2014

Janeiro de 2014 - Leia o livro, veja o filme


16 janeiro 2014 (5ª feira) - 19h00

Hiroshima meu amor, de Marguerite Duras

Estamos no verão de 1957, em agosto, na cidade de Hiroshima.
Uma mulher francesa, de cerca de 30 anos, está na cidade. Veio aqui para interpretar um filme sobre a Paz. A história começa na véspera do regresso a França desta francesa. O filme em que ela toma parte está, com efeito, terminado. Falta apenas filmar uma sequência.
É na véspera do seu regresso a França que esta mulher anónima encontrará um japonês (engenheiro ou arquiteto) e terá com ele uma breve ligação amorosa.
As condições do seu encontro nunca serão esclarecidas. Não é aí que reside o problema. Por todo o mundo as pessoas se encontram. O que importa é o que se segue a esses encontros quotidianos.

Dinamização: Isabel Raminhos

Local: Sala multimédia – Biblioteca Municipal

Público-alvo: Adultos

Inscrição obrigatória até 20 participantes

 ***

18 janeiro 2014 (Sábado) - 15h30


Hiroshima meu amor, de Alain Resnais

1959. Uma jovem francesa passa a noite com um homem japonês em Hiroshima, onde foi filmar um filme sobre a paz. Apaixonam-se um pelo outro e ele fá-la recordar o primeiro homem que amou, um soldado alemão na sua cidade natal de Nevers durante a segunda guerra mundial. O homem, apaixonado, pede-lhe para não regressar a França e ficar com ele em Hiroshima. Um filme sobre a memória e o esquecimento com diálogos de Marguerite Duras.

Elenco : Emmanuelle Riva, Eiji Okada, Stella Dassas, Pierre Barbaud. Filme de 1959 (França/ Japão); duração: ca 86 min. p&b; Para maiores de 12 anos.

Local: Auditório Municipal

Público-alvo: Adultos

1 comentário:

Ana disse...

O livro já cá está em casa, agora é só iniciar a leitura! :)